terça-feira, 26 de agosto de 2008

Henri Cartier-Bresson



  
Henri Cartier-Bresson nasceu a 22 de Outubro de 1908 (faleceu em 2004) e para celebrar os 100 anos do seu nascimento a Fundação HCB preparou uma exposição comemorativa (mais info. em  Arte Photographica).
Cartier-Bresson fica para sempre conhecido como o pai do fotojornalismo, o homem que esteve sempre no momento exacto quando foi preciso. As suas imagens não sofreram manipulação, nem no momento da captação nem no processo de revelação. Era assim que ele queria, a fotografia no seu mais puro estado para que o observador pudesse ver aquilo que ele realmente quis mostrar. Era a perfeição plástica da composição a preto & branco, feita com o máximo rigor.
A sua ferramenta artística era uma Leica (adepto fervoroso do formato 35 mm) que o acompanhava desde 1932, data em que inicia as suas inúmeras viagens pelo mundo e que participa na fundação da agência Magnum. Desde os anos "30" que nunca mais parou, o seu trabalho é uma obra vastíssima e uma importante fonte documental.
    
Ele é uma das pessoas que adorava ter conhecido... não sei bem se teria coragem para lhe colocar uma das (muitas) perguntas curiosas que tenho para fazer.
Há cerca de 2 anos, por motivos profissionais, deu-se o acaso de me cruzar com a sua filha Anne que é conservadora de colecções fotográficas. Além de uma excelente profissional é de uma simpatia enorme. A ela se deve a preservação do espólio do pai já que foi um dos grandes motores para a elaboração da Fundation HCH.






Sem comentários: