quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Manuscritos do Mar Morto ao alcance de todos

Ao que parece vamos todos poder "olhar de perto" os preciosos papiros!!!
Foi em 1947 que um grupo de pastores da Palestina descobriu os documentos com 2000 anos. 
Os Manuscritos foram identificados como os únicos documentos bíblicos judaicos que se conhecem e como sendo parte do Antigo Testamento.

Desde que foram encontrados, os manuscritos têm sido alvo de um cuidadoso estudo por parte da equipa de investigação. De forma a prolongar a "vida" destes preciosos documentos foram tomadas as devidas medidas de prevenção que passam por uma cuidadosa estabilização física e química  do manuscrito. Mas para que o estudo do documento não ponha em risco a sua manutenção, foi necessário optar por os digitalizar. 
O especialista em imagem digital, Dimon Tanner,  é o chefe da equipa responsável por esta fase do trabalho e diz “Veremos os pergaminhos com uma riqueza de detalhes que até pouco tempo nem imaginávamos ser possível”. Além de se conseguir uma maior percepção do documento e de se esperar avanços no seu estudo, é possível fazê-lo sem os prejudicar (já que não é necessário manusear o suporte original). 
A digitalização dos documentos permitirá uma melhor conservação dos mesmos, no sentido em que não vai ser necessário mexer neles a não ser em tarefas de inspecção. Além do carácter conservativo, espera-se que os especialistas consigam desvendar mais alguns mistérios, como detectar inscrições até agora desconhecidas.
A totalidade dos trabalhos deverão chegar aos 2 anos já que se tratam de 850 rolos de papiros. Entretanto ficou no ar a promessa de que o documento será disponibilizado on line para todos os que quiserem consultar.

Sem comentários: