domingo, 2 de novembro de 2008

Peter Murphy, exemplar!



Peter Murphy exemplar!
Coliseu cheio de maduros, uns fiéis ao dress code e outros com descontracção  própria de quem já se vestiu de roupa escura mas que naturalmente a foi deixando para trás. O artista foi pontualmente britânico (coisa rara nestes dias), entrou de rompante presenteando o público com a expressão corporal a que já nos tínhamos habituado mas que ninguém esperava voltar a ver ao vivo, não o podemos exigir a um homem de 51 anos. A voz estava ainda melhor, madura, segura, cuidada e fantasticamente manobrada.
O pai do rock gótico e do movimento vanguarda (termo que mais me agrada) apresentou-se com toda a cenografia nele próprio, sem efeitos especiais. É a evolução própria de quem cinefilamente apareceu em 1982 ao vivo na projecção do filme de terror The Hunger a interpretar "Bela Lugosi`s Dead" - era a primeira aparição dos BAUHAUS. 
De todos os projectos, Peter Murphy, foi-nos surpreendendo com a música, a dança e a performance. Os BAUHAUS acabaram por ficar para trás e resistiram até aos nossos dias como um mito de que todos ouviram falar mas que a maioria não os conhece, nem percebeu que a fama não bate certo com a curta existência de poucos ano, apesar dos reencontros fugazes que foram ocorrendo ao longo dos anos.
Peter foi ficando cada vez mais requintando, deixou para trás a agressividade, aprendeu novos sabores musicais e ofereceu aos seus seguidores, a maravilhosa música alternativa enfeitada com os sons tradicionais turcos. Abandonou a Inglaterra e vive em Ankara desde os anos 90 depois de se converter ao islamismo. Evoluiu, não se deixou engolir pelo deslumbramento e continua na recusa de interpretação de certos temas dos BAUHAUS por considerar que estão em conflito com o que ele é actualmente.
Da noite passada há ainda a salientar o anúncio do lançamento do novo álbum.

Hoje trago dentro de mim:

I find you in the morning
after dreams of distant signs
you pour yourself over me
like the sun through the blinds
you lift me up
and get me out
keep me walking
but never shout
hold the secret close
i hear you say
...

Cuts You UP para ver e ouvir


Sem comentários: